Aventuras Culinárias – Baked Zucchinni Fries

Ultimamente eu tenho entrado em vários blogs e visto essa receita. É um tal de “vida saudável” que virou moda e inspirou vários pratos diferentes, como trocar a batata frita por abobrinha assada. E confesso que tendências mexem comigo! Quanto mais eu vi, mais sentia vontade de fazer, tanto que ontem , depois de olhar minha geladeira e vi que tinha todos os ingredientes necessários, decidi botar a mão na massa. 

Para fazer, assisti muitos vídeos e adaptei a receita para o que eu achava melhor. Você também pode adaptar, mas ficou tão gostoso que eu aconselho que experimente fazer pelo menos uma vez. 

IMG_1042

Ingredientes: 

  • 2 abobrinhas pequenas
  • um pouco de farinha de trigo (não ser exatamente quanto usei, não mais de 1 xícara)
  • farinha de rosca (na verdade eu bati um pão francês no processador de alimentos, o que deu muito certo, já que os pedaços que ficaram maiores ficaram super crocantes depois de assados). 
  • 1 ovo
  • orégano 
  • temperos a gosto (eu usei pimenta do reino, açafrão, manjericão seco e sal)
  • (no final eu ainda joguei um pouco de parmesão e pimenta calabresa)

Para o molho: 

  • ketchup
  • maionese
  • mostarda (eu usei uma com mel, achei que o doce deu um toque especial)

IMG_1043 IMG_1044

Primeiro eu preparei as farinhas: na de trigo eu coloquei os temperos em pó e na de pão o orégano). IMG_1045Depois cortei a abobrinha em palitinhos. Agora é a hora que eu aconselho você que como eu é perfeccionista a não fazer a receita. Porque, na minha experiencia, foi fácil cortar em pedaços pequenos e finos que, no final, foram perfeitos para comer, mas durante foram um saco para “enfarinhar“. IMG_1046

Aí você abre o ovo e bate só para ele ficar homogêneo. Ele é a colinha que vai manter os pedacinhos de pão grudados. IMG_1047

A técnica é a mesma de empanar: primeiro na farinha de trigo, você cobre bem o palitinho de abobrinha. Depois passa no ovo e por fim passa na farinha de rosca. A minha dica de experiência própria é não usar toda a farinha de pão de primeira, já que o ovo vai molhando e a farinha vai deixando de ser farinha e virando massa. Se quiser guardar metade para quando a outra metade tiver ensopada, é uma boa. IMG_1048 IMG_1049

Coloque na forma e deixa assar no forno a 220ºC por 15 minutos, ou até ficar douradinho e crocante. Como eu já falei, foi nessa hora que joguei um pouco de parmesão e pimenta calabresa e – sinceramente- acho que super valeu a pena. IMG_1050

O molho é simplesmente misturar a maionese, a mostarda e o ketchup até ficar do seu gosto. Eu coloquei bem mais maionese e bem menos mostarda. IMG_1051Por fim é só aproveitar. Eu juro que AMEI o resultado. Se você tentar, manda foto pra gente? 

Leave a Reply

